fbpx

5 Maneiras de Reduzir Desperdícios com a Gestão de Resíduos na sua Empresa

5 Maneiras de Reduzir Desperdícios com a Gestão de Resíduos na sua Empresa

 

 

Para ser uma empresa sustentável e responsável ambientalmente, sua gestão ambiental e de resíduos deve ser realizada tanto em grandes processos e etapas do gerenciamento ambiental, mas também em implantações simples que podem resultar em grandes resultados a médio e longo prazo.

Confira 5 formas de reduzir o desperdícios em sua empresa com a gestão de resíduos empresariais:

 

1 – Reduza os Papéis

 

Incentivar e conscientizar seus funcionário sobre a redução de papéis no ambiente empresarial, com práticas que irão diminuir os insumos.

Exemplos:

  • Digitalize o maior números de documentos e processos de sua empresa
  • Trabalhe a comunicação digital no ambiente empresarial
  • Reutilize impressos como rascunhos
  • Se precisar imprimir um documento, faça o uso da função frente e verso de sua impressora
  • Vai anotar algo? Opte por utilizar ferramentas e aplicações de seu notebook ou celular

 

2 – Repense a sua Produção

 

Se a sua empresa tem um excesso de produção, isso pode gerar custos desnecessários e aumentar a possibilidade de uma grande geração de insumos.

Um dos pontos mais críticos de desperdícios está na superprodução, pois utiliza tempo e recursos desnecessários, que poderiam ser poupados, como: produção de documentos e cópias em excesso, produzir mais do que o cliente precisa, aceleração de processos e má qualidade no produto final.

Para melhorar sua produção, sua empresa e evitar custos, você pode:

  • Desenvolver um planejamento de produção que esteja alinhado com seu plano de vendas, evitando assim que seu estoque fique superlotado
  • Utilizar ferramentas que facilitem o controle visual do processo
  • Ter um padrão de produção, produtos, serviços e atividades de modo que estejam alinhados com sua gestão de resíduos

 

3 – Seu escritório gera muitos insumos?

 

Mudanças simples, como a de copos de vidros ou canecas para substituir copos descartáveis, usar recursos digitais no lugar de informativos impressos, diminuição de relatórios físicos e o uso consciente de hardwares, podem contribuir para a sua gestão de resíduos empresariais.

Trace um planejamento de redução de insumos para os ambientes internos de sua empresa e veja como mudanças pontuais podem ter efeitos estruturais em sua administração.

 

4 – Pense no Armazenamento

 

Sua empresa se preocupa com a logística, o transporte e o armazenamento de materiais? Para evitar danos de produtos, perda de matéria-prima ou materiais, sua equipe deve estar bem treinada para que não aconteça perdas de materiais no processo.

Muitas vezes, já no começo de um projeto/obra/produção sua empresa gera uma quantidade elevada de resíduos por conta de falhar nesses três pontos citados, por isso foco no transporte, logística e armazenamento. Certo?

 

5 – Equipe Consciente

 

Treine, motive, conscientize e faça com que sua equipe absorva a ideia de sustentabilidade, redução de resíduos e responsabilidade ambiental.

Todas as camadas da sua empresa devem trabalhar com o mesmo objetivo e de forma consciente em relação à sua gestão de resíduos.

Deseja implantar e ter consultoria de gestão ambiental em sua empresa, fábrica ou indústria?

Converse agora com um consultor da Gerencial, iremos esclarecer suas dúvidas e traçar um gerenciamento sob medida para você.

Deixe Seu Comentário

Open chat
Fale com o Comercial
Powered by