fbpx

Prefeitura: Como é Feita a Limpeza Urbana do Seu Município?

Prefeitura: Como é Feita a Limpeza Urbana do seu Município?

 

 

 

O índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana 2019 já saiu e você pode fazer Download Grátis, Aqui no Blog!

 


O Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) teve sua primeira edição divulgada em 2016 e, desde então, seu principal objetivo é o de mensurar o grau de adesão dos municípios brasileiros às metas e às diretrizes da Lei Federal no 12.305/10 – “Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”.

O estudo é criado e divulgado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (SELURB) e Pricewaterhousecoopers (PwC). Nele, é possível encontrar, anualmente, os municípios brasileiros que melhor se adequam às políticas de destinação de resíduos sólidos.

Promulgada em 2010, a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos – determinou que todos os municípios brasileiros deveriam cumprir uma série de medidas e até agora essas práticas não foram implantadas por todos eles.

Esse ano, os prazos para a implantação das medidas referentes a PNRS foram estendidas até 2021 e espera-se que as Prefeituras empreguem maior empenho nessas ações de erradicação de lixões e destino correto de resíduos sólidos em busca da preservação do meio ambiente e de um maior Índice de Desenvolvimento Humano.

Estudos indicam que mais da metade dos 5.570 municípios brasileiros ainda encaminham resíduos sólidos para os lixões e, por isso, tanto o meio ambiente quanto a saúde pública continuam sendo severamente prejudicados. Sobretudo a população com menos recursos.

Com o objetivo de resolver todas as questões descritas acima, a PNRS dita que todas as cidades devem elaborar um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) e elas tem até 2021 para resolver essas questões.

Para conhecer as cidades modelos em PNRS no Brasil, você pode baixar gratuitamente o ISLU 2019 AQUI.

A Gerencial é especialista em consultoria e projetos de gestão de resíduos sólidos em todo o Brasil e, inclusive, implantou o plano em uma das cidades modelos do ISLU que é São José dos Campos.

Quer a nossa ajuda para elaborar um projeto para o seu município e implantar todas as normas previstas pela PNRS até 2021?

Fale agora com um dos nossos profissionais!

Deixe Seu Comentário