fbpx

Saiba quais os principais destinos do lixo no Brasil e como a Prefeitura da Sua Cidade pode fazer a diferença

Saiba quais os principais destinos do lixo no Brasil e como a Prefeitura da sua cidade pode fazer a diferença

 

 

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia), 73% do lixo produzido no Brasil tem como destino os Aterros Sanitários. Em parte por falta de incentivo em pesquisas que possam baratear a prática da reciclagem (que hoje só atende à 2% do total do lixo gerado no país) e em parte porque é uma opção imediata mais barata.

A segunda opção mais usada é o lixão. Essa prática é responsável por um alto índice de contaminação do solo e das águas. Mas o planeta já está sofrendo com tudo isso e é preciso que haja maior responsabilidade por parte das autoridades, pois a população já está arcando com as consequências.

O apoio e incentivo à prática da reciclagem e em pesquisas desenvolvidas dentro das Universidades é uma opção que as prefeituras já estão adotando.

Outra opção é a logística resersa, onde o produto retorna para o fabricante após ser consumido. Exemplos mais comuns: fábricas de pilhas, fábricas de baterias de celulares, fábricas que usam vasilhames retornáveis, etc.

Para que a prefeitura da sua cidade possa desenvolver um projeto eficiente e efetivo de gestão de resíduos, é necessário levar em consideração 5 fatores:

1Armazenamento
2Transporte
3Tratamento
4Destinação
5 Disposição final ambientalmente adequada

 

 

 

A Gerencial é especialista no desenvolvimento e implantação de projetos de gestão ambiental e de resíduos em prefeituras de várias cidades do Brasil.

Entre as nossas opções de serviços você pode contar com:

  • Pesquisa Nacional de Saneamento Básico;
  • Serviços de limpeza urbana, capina e pintura de meio fio auxiliados por mapas georreferenciados;
  • Gestão de resíduos;
  • Projetos de limpeza urbana;
  • Plano de Implantação de Sistema Operacional de Limpeza Urbana.

Quer saber mais ou tem alguma dúvida sobre como aplicar um projeto inteligente na sua prefeitura?

Deixe Seu Comentário

Open chat
Fale com o Comercial
Powered by