fbpx

Saiba quais os principais destinos do lixo no Brasil e como a Prefeitura da Sua Cidade pode fazer a diferença

Saiba quais os principais destinos do lixo no Brasil e como a Prefeitura da sua cidade pode fazer a diferença

 

 

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia), 73% do lixo produzido no Brasil tem como destino os Aterros Sanitários. Em parte por falta de incentivo em pesquisas que possam baratear a prática da reciclagem (que hoje só atende à 2% do total do lixo gerado no país) e em parte porque é uma opção imediata mais barata.

A segunda opção mais usada é o lixão. Essa prática é responsável por um alto índice de contaminação do solo e das águas. Mas o planeta já está sofrendo com tudo isso e é preciso que haja maior responsabilidade por parte das autoridades, pois a população já está arcando com as consequências.

O apoio e incentivo à prática da reciclagem e em pesquisas desenvolvidas dentro das Universidades é uma opção que as prefeituras já estão adotando.

Outra opção é a logística resersa, onde o produto retorna para o fabricante após ser consumido. Exemplos mais comuns: fábricas de pilhas, fábricas de baterias de celulares, fábricas que usam vasilhames retornáveis, etc.

Para que a prefeitura da sua cidade possa desenvolver um projeto eficiente e efetivo de gestão de resíduos, é necessário levar em consideração 5 fatores:

1Armazenamento
2Transporte
3Tratamento
4Destinação
5 Disposição final ambientalmente adequada

 

 

 

A Gerencial é especialista no desenvolvimento e implantação de projetos de gestão ambiental e de resíduos em prefeituras de várias cidades do Brasil.

Entre as nossas opções de serviços você pode contar com:

  • Pesquisa Nacional de Saneamento Básico;
  • Serviços de limpeza urbana, capina e pintura de meio fio auxiliados por mapas georreferenciados;
  • Gestão de resíduos;
  • Projetos de limpeza urbana;
  • Plano de Implantação de Sistema Operacional de Limpeza Urbana.

Quer saber mais ou tem alguma dúvida sobre como aplicar um projeto inteligente na sua prefeitura?

Deixe Seu Comentário