fbpx

Sustentabilidade e Limpeza Urbana

Preparamos uma lista com as cidades mais sustentáveis do Brasil. Quer saber porque receberam esse título? Confira nesse post!

 

 

O índice de Sustentabilidade e Limpeza Urbana 2019 saiu e nós divulgamos aqui no blog, em um post anterior (lei aqui), mas hoje nós queremos mostrar que trabalho algumas das cidades mais bem ranqueadas da pesquisa ISLU 2019 estão desempenhando em prol da sustentabilidade e da gestão de resíduos sólidos aqui no Brasil.

 


Niterói conquistou o 2º lugar em 2019, também na categoria acima de 250 mil habitantes.

A Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) recolhe, por mês, mais de 11 mil toneladas de resíduos de coleta domiciliar e cerca de 2.400 toneladas de varrição.

 

O Rio de Janeiro é exemplo nacional na gestão do lixo urbano.

O município recebeu importante reconhecimento com a divulgação do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) 2019. Ficou em 4º lugar.

Resíduos Sólidos (PNRS), com o fechamento do Aterro de Gramacho e a inauguração do Centro de Tratamento de Resíduos CTR-Rio, em Seropédica. Esta unidade reúne tecnologia de ponta, inédita em toda a América Latina. São recolhidas diariamente, em todo o município, 10 mil toneladas de resíduos sólidos – incluídos nessa conta lixo domiciliar, público, RCC (resíduos de construção civil), grandes geradores e remoção gratuita.

A Prefeitura do Rio adotou ainda uma série de medidas sustentáveis que modificam para melhor o tratamento dos resíduos sólidos urbanos.

 

Caxias do Sul ficou em 5º lugar no ranking das dez cidades brasileiras acima de 250 mil habitantes no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) de 2019. O Município obteve 0,724 pontos esse ano, em uma escala de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo do máximo é considerado de desenvolvimento elevado.

Em 2018 o município havia ficado em 1º lugar no ranking.

O Índice tem como principal objetivo medir o grau de comprometimento das cidades brasileiras mediante a Lei Federal 12.305/2010, referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

Com população estimada em 680 mil habitantes, Sorocaba conta, conforme o estudo, com coleta de resíduos em 100% das vias. Além disso, conforme destaca a PwC, a cidade possui sistema de arrecadação para custear o serviço de coleta. Para isso, a Prefeitura emite a chamada taxa de lixo.
Ficou em 8º lugar no ranking de 2019.

 

É a cidade destaque de São Paulo no ranking do ISLU 2019.

Entre julho do ano passado e este ano, o programa Recicla Santos dobrou a quantidade de resíduo reciclado na Cidade, foram preservadas 20.493 árvores com o reaproveitamento de diversos tipos de papel, além de 224 milhões de litros de água utilizados em processos de fabricação. Em energia, foram economizados 17.749 kWh, suficientes para abastecer 100.275 casas durante um mês. Outros recursos naturais que foram poupados foram petróleo (11,6 mil litros), areia (709 toneladas) e minério de ferro (283,5 toneladas).

 

Gostou do conteúdo? Caso sua cidade precise de Consultoria e Gestão Ambiental com profissionais altamente qualificados, a Gerencial é uma empresa espacialista com 30 anos de experiência no atendimento de setores públicos e privados.

Traga seu projetos para a Gerencial!

Deixe Seu Comentário