fbpx

Como trabalhar a credibilidade de sua empresa através do planejamento de gestão ambiental

Como trabalhar a credibilidade de sua empresa através do planejamento de gestão ambiental

 

 

Nunca se falou tanto em meio ambiente quanto agora. E com toda essa discussão em torno do tema, as empresas que buscam se inserir na sociedade como agentes transformadores também começaram a se mexer para implantar planos eficientes de gestão ambiental internamente.

Empresas que possuem e praticam a gestão ambiental são vistas como modelos tanto para fornecedores quanto para os clientes. Isso porque eles entendem que tudo aquilo que é produzido por elas, é de forma consciente e que isso contribui para a diminuição de impactos ambientais.

O que consequentemente afeta, de forma positiva, a vida de moradores de grandes cidade e também de ambientes rurais. Essa cadeia produtiva e consciente é responsável e sustentável.

Aqui no Brasil, duas Leis são consideradas essenciais no que diz respeito às questões ambientais. São elas:

1 – Lei 9.605/1998 – Lei dos Crimes Ambientais. Concede à sociedade,órgãos ambientais e ao Ministério Público mecanismo para punir os infratores do meio ambiente. Isso inclui a possibilidade de penalização das pessoas jurídicas no caso de ocorrência de crimes ambientais.

2 – Lei 12.305/2010 – Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).A Lei interpreta a responsabilidade do destino dos resíduos entre governo, empresas e sociedade. Na prática, define que todo resíduo deverá ser processado apropriadamente antes da destinação final e que o infrator está sujeito a penas passivas, inclusive, de prisão.

 

 

A sua empresa já executa práticas de gestão ambiental?

Alguns segmentos precisam dessa aplicação mais que outros. Entre eles indústrias, hospitais, grandes instituições de ensino, restaurantes, condomínios fechados, construtoras,fábricas e muitos outros.

Veja em que modalidades um profissional ou empresa de gestão ambiental podem te auxiliar:

O que o profissional faz na prática em seu cotidiano?

  • Consultoria: assessoria para órgãos públicos e empresas em projetos que buscam preservar a natureza.
  • Certificação: certificações para empreendimentos industriais e agrícolas, de acordo com as normas da Organização Internacional para Padronização (ISO).
  • Educação ambiental: projetos para gerar conscientização ambiental às empresas e à população.
  • Planejamento: estudos de impacto ambiental e planejamentos para otimizar o uso sustentável dos recursos do meio ambiente.Também, implementa esses projetos de exploração utilizando técnicas, práticas e metodologias que não agridem a natureza.
  • Recuperação: desenvolve e executa projetos para recuperar áreas degradadas.

Para implementar um plano de gestão ambiental você precisa:

  • Procurar uma empresa especialista no assunto;
  • Detalhar suas necessidades.

Seja uma empresa responsável ambientalmente.

Fale com os especialistas da Gerencial Serviços de Engenharia e solicite um plano de gestão ambiental hoje mesmo. Atendemos demandas de todo o Brasil.

 

Deixe Seu Comentário