fbpx

5 Problemas que sua empresa pode enfrentar por não seguir normas ambientais e resíduos

5 Problemas que sua empresa pode enfrentar por não seguir normas ambientais na gestão de resíduos.

 

 

Você conhece a Lei 12.305? Ela foi instaurada no ano de 2010, conhecida como PNRS (Política nacional de Resíduos Sólidos) e expõe as atividades corretas para cada fase da gestão de resíduos.

Empresas, distritos, estados e municípios devem seguir as normas da PNRS, que determinam as etapas de coleta, transporte, armazenamento, tratamento, destino e finalidades dos resíduos.

O principal objetivo dessa lei é a redução de insumos e sobras e fomentar a sustentabilidade em todo o processo de produção, tanto do setor público quanto do privado, com foco no bem estar da sociedade e do meio ambiente.

Listamos para você 5 problemas que sua empresa pode ter por não seguir as normas ambientais de gestão de resíduos, leis ambientais e complementares.

 

1 – Autuações – Lei de Crimes Ambientais

 

A Leis de Crimes Ambientais apresentam sanções penais e administrativas originárias de ações lesivas ao meio ambiente.

Exemplo: Reclusão de 1 a 4 anos, caso ocorra transporte, armazenamento, depósito ou abandono de produtos ou substâncias tóxicas, perigosas ou nocivas à saúde humana ou ao meio ambiente em desacordo com a lei.

 

2 – Multas

 

Além das penalidades de reclusão, multas podem ser aplicadas conforme o nível de ilegalidade voltada às normas ambientais vigentes no país, estado ou cidade.

 

3 – Sem redução fiscal

 

Sua empresa pode não contar com leis de redução fiscal, caso não esteja dentro das normas ambientais de Sistema de Gestão de Ambiental.

 

4 – Imagem prejudicada

 

Cada vez mais as pessoas cobram de empresas e marcas um posicionamento sustentável e responsável com o meio ambiente.

Empresas e produtos que não são amigáveis ao meio ambiente tendem a ter sua imagem prejudicada junto ao target, sociedade e parceiros.

 

5 – Não ser sustentável significa ter mais gastos

 

Com uma gestão voltada para a redução de resíduos, descarte sustentável e reaproveitamento, sua empresa consegue reduzir custos, otimizar seu processo administrativo de insumos, estabelecer campanhas institucionais para o fortalecimento da marca e expandir sua visão sustentável não só para a administração de resíduos, mas para todas as camadas de sua empresa.

 

Deixe Seu Comentário