fbpx

5 Dicas que todo profissional deve levar em consideração para Planejar e Gerir bem uma Obra

Confira as dicas que separamos para você!

 

 

Para que tudo ocorra bem em uma obra, com entrega no prazo, qualidade, redução de perdas e principalmente de riscos para os profissionais envolvidos, é essencial que haja um bom planejamento antes do start do trabalho.

Se você é um profissional da área de construção, sabe que a execução de uma obra sem planejamento pode causar muitos problemas e dores de cabeça. Pensando nisso, nós preparamos um checklist com algumas dicas de como prevenir problemas antes de começar. Vamos lá?

 

1. Leve em consideração o clima da região em que a obra será executada.

 

Intempéries climáticas podem atrapalhar consideravelmente o prazo das obras. Por isso, você deve estudar bem a região durante o planejamento e considerar um prazo de execução que leve em consideração os possíveis contratempos.


Caso seja possível, pode-se também remanejar o calendário de algumas tarefas baseadas nas condições de tempo do momento.

 

2. Crie e atualize, diariamente um diário da obra (também conhecido como livro de ocorrências)

 

O documento é necessário para que você possa acompanhar se o que foi planejado está sendo executado e também para que possa pontuar todos os acontecimentos da obra.


Com os dados documentados, é possível gerar dados e relatórios mais eficientes para implantar ações que possam corrigir eventos como acidentes, perdas, etc.

 

3. A segurança vem em primeiro lugar.

 

É essencial a presença de um técnico de segurança do trabalho em todo o período de execução da obra. É ele quem irá cuidar para que não ocorra acidentes, analisar riscos nos canteiros de obras, dar treinamentos e fiscalizar todo o uso do material de segurança do trabalho pelos colaboradores.


Os programas de segurança são obrigatórios por Lei e você deve prever custos com isso na elaboração do seu planejamento.

 

4. A quantidade de materiais, mão de obra e imprevistos deve ser considerada

 

Quando estiver fazendo o seu planejamento, lembre-se de inserir custos que cubram o uso de materiais que possam suprir uma demanda não prevista. Além disso, leve em consideração toda a mão de obra e alguns imprevistos que possam acontecer. Dessa forma, você iniciará a execução de maneira segura e preparado para qualquer situação.

 

5. Selecione uma equipe qualificada e proativa

 

A diferença entre o sucesso e o fracasso de uma obra está na capacidade de se adaptar e encontrar saídas inteligentes para possíveis problemas.


Ter uma equipe proativa é um ponto essencial para que o projeto possa ser executado no prazo e com sucesso. Isso porque, quando trabalhamos com pessoas eficientes, todos chamam para si a responsabilidade de fazer dar certo e não se acomodam, apenas, nas decisões que possam ser tomadas pelos seus gestores.


A execução de uma obra demanda decisões o tempo todo e autonomia, profissionalismo e confiança são fundamentais nesse processo.

 

Escrito por Equipe SV Gerencial

Deixe Seu Comentário